top of page

EQUIPE

Irion Nolasco

 

IRION NOLASCO possui bacharelado em Jornalismo (1969), Licenciatura em Letras/Inglês (1971), graduação em Direção Teatral (1972) e Licenciatura em Artes Cênicas (1973) – todos pela UFRGS. Em 2012, completou 40 anos de carreira como diretor de teatro. Pós-graduado na Université de Paris 8 (França) e na University of Kansas (EUA), foi professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Realizou sua formação artístico-pedagógica com Patricia Stokoe e Eduardo Segal na Argentina; Arthur Lessac em Nova York; Philippe Gaulier e Mônica Pagneux na França; Roberta Carrere e Eugenio Barba (Odin Teatret) na Dinamarca; Sanjukta Panigrahi e ISTA (International School of Theatre Anthropology), Itália; Julia Varley e Kanechi Hanayagi, Brasil. Criou o Curso de Artes Cênicas da UFSM (RS) e foi premiado como professor pesquisador e diretor teatral pelo CNPq, pelo IEACEN e pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre. É diretor artístico da Satori Associação Teatral. Em 2014, recebeu o 9º Prêmio Braskem em Cena de Melhor Diretor pelo espetáculo O Estranho Cavaleiro.

Daniel Fraga

 

DANIEL FRAGA é doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS. Formado em direção teatral (UFRGS) e Mestre em Teoria da Literatura (PUCRS). Foi professor de teoria teatral na UFRGS. Fez parte da equipe de organização do evento “Flor de Obsessão”, seminário sobre a vida e a obra de Nelson Rodrigues, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo grupo Satori. Diretor de teatro, já realizou os seguintes espetáculos: Blues Beat, baseado na obra de Jack Kerouac; Eros, colagem de textos baseada em Ovídio, Mariana Alcoforado, Arthur Schnitzler, David Mamet, Roland Barthes e outros; Dr. Fausto liga a Luz, de Gertrude Stein. Fez oficinas de teatro ministradas por Maria Helena Lopes, Cláudio Paternó e Luis Artur Nunes. Publicou o artigo O espectador Inconformado na Revista Cena em Movimento do PPGAC-UFRGS em 2011. Apresentou palestras sobre teoria da literatura e artes performáticas.
 

Alexandre Borin

 

ALEXANDRE BORIN é graduado em Teatro com Habilitação em Interpretação Teatral pela UFRGS (2011). Integra a Satori Associação Teatral sob direção de Irion Nolasco, atuando nos espetáculos Yvonne, Princesa da Borgonha, A Serpente – apresentado no VI Festival de Teatro da Universidade de Caldas/ Colômbia -, Noite de Walpurgis –  ganhador do premio de Melhor Espetáculo no Açorianos de Teatro 2011 -  e Estranho Cavaleiro (2013). Integra também o grupo Pindaibanos, no qual atua nos espetáculos Quem tem Medo de Virgínia Woolf?, Meu Barraco, Minha Vida, e A  Serpentina ou Meu Amigo Nelson – ganhador dos prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Ator para Marcelo Pinheiro e Melhor Direção do Açorianos de Teatro 2012/ Mais Teatro Revelação e também do Troféu RBS de Melhor Espetáculo – Júri Popular. Dançou no espetáculo Eu Estive Aqui, na Poa Cia de Dança, com coreografia do escocês Mark Sieczkarek. É professor de Expressão Corporal e Teatro na Escola Pró-Saber.

Carolina Diemer

 

CAROLINA DIEMER é atriz formada pela UFRGS. Atuou em Yvonne, Princesa da Borgonha (2007), de Witold Gombrowicz, e A Serpente (2009), de Nelson Rodrigues, ambos com direção de Irion Nolasco. Essa montagem foi contemplada pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural, do Ministério da Cultura do Brasil, o que possibilitou a apresentação do espetáculo no Teatro de Los Fundadores, no VI Festival Internacional de Teatro Universitário de Caldas, Colômbia. Integrou o elenco do espetáculo Pão e Circo e Circo Eletrônico, ambos de Dilmar Messias, na Mostra 10 anos Circo Teatro Girassol. No ano de 2012, finaliza o curso de graduação com o espetáculo To be or not to Beckett, orientado pela professora Mirna Spritzer. Atualmente, Carolina trabalha com Dilmar Messias, Débora Rodrigues, Tuta Camargo, Jéferson Rachewsky e Simone Rorato no Circo Teatro Girassol, onde desenvolve a pesquisa do CLUP – Clube de Palhaços do Circo Girassol. Também ministra aulas em projeto social voltado para as crianças da comunidade Bom Jesus, através do qual recebeu o Prêmio Agente Jovem de Cultura, do MinC, pela montagem do espetáculo O Aniversário da Infanta, baseada em um conto homônimo de Oscar Wilde.
 

Franciele Aguiar

 

FRANCIELE AGUIAR é mestre em Artes Cênicas e graduada em Teatro pela UFRGS. Integra a Satori Associação Teatral, na qual participa dos espetáculos Yvonne, Princesa da Borgonha (2007), A Serpente (2009), A Mulher de Putifar e Noite de Walpurgis (2010), todos com direção de Irion Nolasco. Em 2011, dirigiu o espetáculo Lady Macbeth. Nesse ano, Noite de Walpurgis é reconhecido Melhor Espetáculo - Revelação no Prêmio Açorianos de Teatro. Com a esquete O Retrato de Laura, vence o II Festival de Esquetes da CCMQ. Em 2013, recebeu o Prêmio de Melhor Atriz pelo espetáculo Sonhos [Im]possíveis no II Montenegro em Cena. Beneficiada pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC, participa, com o espetáculo A Serpente, em 2009, do VI Festival Universitário de Teatro (Universidad de Caldas – Colômbia) e em 2013, com Noite de Walpurgis, do VI Encuentro Internacional de Maestros y Escuelas de Teatro (Quito - Equador). Entre os cursos dos quais participou, destaca os ministrados por Leela Alaniz, Marina Benini, Gennadi Bogdanov, pelo Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards e por Jean-Jacques Lemêtre. Desde abril de 2014 faz aulas de canto com Adriana Deffenti. É professora de Teatro no Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite, da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha. 

Márcia Donadel

 

 

MÁRCIA DONADEL é atriz, mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Cursou o Workshop Intensivo de Lessac (2011) no Lessac Training and Research Center, Greencastle, EUA. Possui Pós-Graduação em Arte, Corpo e Educação - UFRGS (2010) e graduações em Bacharelado em Teatro - Interpretação Teatral na UFRGS (2007) e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda PUCRS (2003). Cursou Shakespeare Summer School na Royal Academy of Dramatic Art – RADA, em Londres (2001). Seus principais espetáculos são A Serpente (2010) de Nelson Rodrigues; Yvonne, princesa da Borgonha (2007) de Witold Gombrowicz, ambos com direção de Irion Nolasco; Marat/Sade (2010) de Peter Weiss, com direção de Leônidas Rübenich, Eros (2008) com direção de Daniel Fraga e Deus (2008), de Woody Allen, com direção de Tainah Dadda.

 

 

bottom of page